Centro Desportivo de Seixas

 

Grupo Recreativo e Cultural dos Amigos de Seixas

 

Rancho Folclórico de Seixas

 

 Agrupamento de Escuteiros de Seixas


Hóquei em Patins

Foi fundado em 1976, com a designação de Centro Desportivo de Seixas, como sendo uma secção do Centro de Bem Estar Social de Seixas, cuja direcção era presidida por Carlos Augusto Luís Terra de Brito.

Este clube começou por praticar futebol federado, tendo estado filiado na associação de Futebol de Viana do Castelo até ao ano de 1988.

Teve, também, um departamento de atletismo, destacando-se a organização da Corrida de Atletismo de Seixas.

Em 1985, foi criado o departamento de Remo, filiado na Federação Portuguesa de Remo, mas que só durou até Janeiro de 1987.

Também em 1985, foi criado o departamento de Hóquei em Patins, filiado na Associação de Patinagem do Minho e Federação Portuguesa de Patinagem.

Em Agosto de 1997 o Centro Desportivo de Seixas passou a designar-se por Seixas Hóquei Clube.

Na época 1987/88 foi campeão regional de Infantis e 3º classificado no Campeonato Nacional;

Na época 88/89 foi Vice-Campeão regional de infantis;

Na época 1995/96, foi Vice-Campeão da 3ª Divisão Nacional- Seniores, tendo subido à 2ª Divisão Nacional.

Na época 2003/2004, foi Campeão Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte e Vice-Campeão Nacional, tendo ascendido à 2ª Divisão Nacional.

Neste ano, o Seixas Hóquei Clube movimenta cerca de 100 atletas, repartidos pelos escalões etário de Escolinhas, Infantis, iniciados, juvenis e seniores, continuando a realizar um excelente trabalho em prol do desporto do nosso concelho e na divulgação da nossa freguesia.

 


 

Grupo Recreativo e Cultural dos Amigos de Seixas

 

O Grupo Recreativo e Cultural dos Amigos de Seixas foi fundado a 27 de Outubro de 1973, sendo seus fundadores os Senhores António Rego Cruz, João da Cruz Duarte, António Miranda Frade, Manuel Neto, Osvaldo Martins Vieira, José António Rego, João Carlos Varanda, António José da Cunha, Fernando Alfredo de Sousa, José Emílio Malheiro dos Santos e Luís Hermenegildo de Matos.

A primeira sede provisória do Grupo funcionou numa loja pertencente a Domingos José Covelo, no Lugar de Barreiros. Antes da abertura da sede a Comissão Organizadora conseguiu a colaboração de 70 sócios e a oferta de 154 discos pelo Sr. António Machado da Silva.

Em 20 de Janeiro de 1974 foi apresentada pelo Grupo Cénico a sua primeira peça, com o título ” A Menina Feia ” que teve 33 representações em todo o distrito. Seguiu-se ” É urgente o Amor “e ” Está lá fora um inspector”. “. Muitas outras peças de teatro foram apresentadas, entre as quais: ” O Homem da Massa”, “Aquele Simpático Tio Padre”, ” A Condessa de Amieiro “, ” A Prima Eugénia “, ” Cinco Tostões de Chouriço “, ” As Duas Causas ” e ” As Duas Gatas “.

Em 13 de Outubro de 1975, lança o seu primeiro número do Boletim Informativo ” A Voz de Seixas “.

Fundou a Escola Infantil para crianças em idade pré-escolar, biblioteca e projecção semanal de filmes.

Em 1977 foi fundado o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Seixas”.

Apoiou, também, a criação de uma secção de Andebol que mais tarde deu origem ao Clube Andebol de Caminha e de uma secção de Badminton.

Esta associação é considerada de Utilidade Pública , por despacho do Sr. Primeiro Ministro de 10 de Maio de 1979, publicado no Diário da Republica nº118,II Série de 23/5/79.

É Filiada na Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio e na Associação Portuguesa de Teatro Amador.

Depois de um período de menor actividade, em 2005 foi dado um novo impulso a esta Colectividade que está a desenvolver um programa de acção muito interessante e da maior importância para a freguesia.

 


 

Rancho Folclórico de Seixas

 

O Rancho Folclórico de Seixas foi fundado a 21 de Março de 1977 e está filiado na Federação do Folclore Português.

Foi no espírito de reactivar as velhas tradições folclóricas que o Centro de Bem – Estar Social de Seixas – Instituição Particular de Solidariedade Social, de que faz parte, se propôs a fundar este Rancho.
No Trajar feminino destacam–se os trajes de Mordoma, de Vianesa, de Dó, de Dem, de Serra d’Arga, do Vale do Âncora e de trabalho, os trajes masculinos compõem-se pelos Maraus, vestimenta utilizada por todos os homens do grupo.

O Rancho Folclórico de Seixas conta actualmente com mais de 850 actuações, tendo actuado em todas as regiões do continente, e também no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França, Bélgica e Suíça.
Já foram premiados com alguns prémios e com a medalha da cidade francesa de Pontault-Combault.

 
258 721 131 * 258 721 255
j.f.seixas@mail.telepac.pt
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES
TAGS POPULARES

fecebook