Boas – vindas

Seixas é uma linda freguesia do concelho de Caminha, situada no Alto Minho.
Tendo recebido o seu foral no ano de 1262, no dia 9 de Novembro por D. Afonso III na cidade de Coimbra, momento marcante na história e cultura da nossa freguesia, o primitivo foral foi destruído “queimado” pelo povo da Crunha “Corunha”. Esse foral inicial outorgado por D. Afonso Henriques, segundo o livro “A carta de foros de Seixas”, Seixas é mais antigo do que o reino de Portugal.
Seixas é uma povoação antiquíssima, mais que a soberania nacional pois que, ladeada a sul pelo Rio Coura e a Vila de Caminha, do poente pelo Rio Minho e pelos altos castrejos de Santa Tecla e a Vila de La Guardia da Galiza, por norte pela freguesia de Lanhelas e pelo Monte Goios e por nascente defendida pelo Monte do Gorito e do Crasto que dá para a freguesia de Vilar de Mouros.
A gente da freguesia de Seixas é afável, simples e trabalhadora. A floresta é uma fonte de recursos naturais que os seixenses numa preocupação ambiental preserva. A agricultura foi em tempos o sustento da sua população através da cultura da batata e do milho. As pescas, ainda hoje, são a principal atividade que fornece aos restaurantes e população a gastronomia rica desta freguesia. Começando pelos “meixões”, a lampreia, o sável, o robalinho e o mujo “peixe branco”, o rio Minho oferece grande variedade de peixe para a mesa dos restaurantes de Seixas.
O rio Minho, além da pesca, também facilita o turismo e os desportos náuticos. Estando perto da sua foz e com o seu grandioso estuário, as águas são límpidas e calmas. As ilhas existentes propiciam os passeios de barco, o ski aquático, o windsurf, o skitsurf, a saída para a pesca e o mergulho no mar.
Seixas é uma localidade com muitas casas senhoriais com predominância no Lugar de São Sebastião, mas também os chamados “torreões”, por ex: de São Bento, dos Costas, dos Nogueiras, do Terra de Brito e muitos outros.
Pelos motivos anteriores é que Seixas é uma terra de ilustres arquitetos. Miguel Ventura Terra e Miguel Nogueira são muito conhecidos. Dizem que deles veio a designação “Seixas, Paris e Londres”, quando fez a maqueta dos pavilhões de Portugal para a exposição de Paris em 1900 e colocou a bandeira de Portugal em Seixas, o centro do (seu) país.
Seixas, é também, uma freguesia ligada à artesania pelo ceramista Gilberto Terra Renda e o azulejo “Devagar começa seixas” como é mostrado na entrada sul da freguesia, ligada à cultura pelos grupos de teatro que levaram os seus usos e costumes a muitas freguesia limítrofes. Atualmente o Teatro “O Cais” é exemplo disso, ligada ao desporto através do futebol e do hóquei em patins, ligada ao folclore através dos ranchos folclóricos que animaram esta freguesia, o resto do país e o estrangeiro.
Seixas é, principalmente, um local idóneo para se visitar porque, as suas paisagens são únicas e de extrema beleza, as suas igrejas, capelas e cruzeiros são de uma bela e variada arquitetura. Como principal atracão, o santuário do patriarca São Bento com o seu largo para desfrutar do parque infantil, dos jardins e espaços de lazer. As suas ruas e ruelas são pitorescas e começam desde o Alto do Grito, descendo pelas várias vertentes através do facho, do monte, do feital e de Coura, todas vão dar aos rios Minho e Coura.
Seixas é um anfiteatro virado principalmente para o rio Minho que passa mesmo debaixo do seu casario que fica com uma paisagem única desde São Sebastião, São Bento e até às Pedras Ruivas com a sua marginal levando a um passeio único.
São razões mais que suficientes para visitarem Seixas e o concelho de Caminha.
Aceitem o nosso convite e sejam bem-vindos.

Devagar começa Seixas

Leave a Comment

Nós no Facebook
258 721 131 * 258 721 255
freguesiadeseixas@gmail.com
 
Notícias
TAGS POPULARES

facebook

facebook

facebook

Tempo em Caminha